segunda-feira, 11 de maio de 2009

Textos Narrativos

Os alunos foram convidados a transformar os textos informativos da última sessão temática(PNEP-ciclo da escrita)em textos narrativos.Ora vejam o resultado... A Natureza zangada
Numa tarde de Verão a Cláudia e o Diogo foram ao parque de diversões dar um passeio, sem querer o Diogo deixou cair o seu pacote de sumo e não o apanhou.
A Cláudia apanhou-o e deitou-o no papelão, mas mesmo assim a Natureza ficou zangada.
À ida para casa encontraram o feiticeiro da sujidade, que fez com que a Natureza ficasse poluída, porque não gostava de ver tudo limpo.
O Planeta ficou sujo, todas as pessoas ficaram sem ar e algumas até morreram.
O Planeta agora estava sozinho e triste porque a poluição tinha chegado.
O feiticeiro da sujidade começou a dar gargalhadas maléficas.
O Diogo e a Cláudia resolveram pôr um ponto final nesta situação e para não colocar o Planeta em risco decidiram apanhar o lixo do chão para depois levar ao ecoponto.
Os meninos foram dizer aos senhores das fábricas para não fazerem muito fumo, ficou tudo muito limpo.
O feiticeiro da sujidade aprendeu a lição e tornou-se um eco mosqueteiro respeitando assim os 5r,s.
As pessoas uniram esforços e começaram a ajudar o Planeta cantando uma bela canção de mãos dadas e a Terra ficou inundada de felicidade.
Grupo 3
Salvar o Meio Ambiente
Era uma vez duas crianças chamadas Hugo e Soraia.Numa tarde de Primavera foram fazer um piquenique, na floresta do Paraíso.
No fim do piquenique encontraram uma árvore mágica.
Essa árvore estava a chorar, pedindo ajuda. Hugo e Soraia perguntaram o que ela tinha. Ela disse que havia uma pessoa chamada Mafarrico, tinha esse nome porque incentivava as pessoas a poluírem o Meio Ambiente e os filhos da Natureza morriam.
Hugo e Soraia criaram uma associação para ajudar o Meio Ambiente. Eles inventaram os ecopontos, para o lixo orgânico, roupa velha, vidro, plástico, pilhas, papel. As pessoas assim começaram a reciclar o lixo, a reutilizar, reduzir, a responsabilizar e a respeitar o Meio Ambiente. E tudo ficou melhor mas havia o lixo que não dava para reciclar e então ir para as incineradoras ou aterros.Hugo e Soraia para encontrar mais pessoas para associação foram para uma cidade chamada Fafe. Essa cidade estava poluída.
Com o fumo, e com os meios de transporte, originavam a poluição do ar. Com os ruídos muito fortes aparecia a poluição sonora.Com o lixo que deitavam para as águas criavam a poluição das águas.Com o tempo souberam que aquela cidade estava tão poluída e que por lá vivia o Mafarrico. As crianças foram ter com ele e ele explicou-lhe porque era tão mau para o Meio Ambiente. Era porque há muito tempo atrás ele era um Vereador do Meio Ambiente mas o Presidente da Câmara o expulsou. As crianças resolveram o problema. E o Mafarrico tornou-se outra vez Vereador do Meio Ambiente.
Bem, com isto, tornou-se bom. As crianças deram um nome à associação de M.A que significa Meio Ambiente. Eles também publicaram nos jornais, nas revistas, na rádio e até fizeram várias palestras para mostrarem técnicas utilizadas para as pessoas não poluírem. Bem com tempo a cidade ficou limpa, verde, as pessoas em vez de usarem os seus carros usavam mais os transportes públicos e as bicicletas.
Aquela cidade viu-se longe da poluição e a árvore mágica nunca mais pediu ajuda.
E todos viveram felizes.

Grupo 2

A poluição da Natureza
O João e a Joana viviam na floresta.
Certo dia eles foram visitar a sua avó que vivia na cidade, quando chegaram lá a sua avó estava muito doente.
A avó deu-lhes dinheiro para ir à frutaria comprar maçãs.
Quando chegaram lá viram fumos nas fábricas, os carros a deitar gasolina, lixo no chão …
Regressaram e disseram à sua avó que vivia na cidade que viram muito lixo no chão, muitos fumos …
Depois de a avó ouvir isto explicou-lhes que a Natureza estava a sofrer muito, com a poluição das pessoas, dos carros, das fábricas, incineradoras, das águas, do ar, da terra …
A avó também lhes disse que não era só a Natureza que sofria mas também os seus filhos que são os animais e as plantas.
A seguir da avó lhes ter dito isto todos pensaram que para estas desgraças não acontecerem eles e as restantes pessoas deveriam sempre fazer a reciclagem, a compostagem, não deitar lixo para o chão, não cortar árvores …
Se todas as pessoas de todo o Mundo fizerem o mínimo pelo Ambiente podemos ter um Planeta limpo e saudável.
Grupo 1

O mistério da Natureza
Era uma vez quatro meninos chamados Sofia, Diogo, Tatiana e Tiago. Numa certa tarde de Primavera, esses meninos foram à Floresta Verde. Entraram lá e viram que estava tudo poluído, caminhando por ali encontraram uma fogueira e chamaram a Protecção Civil. Chegaram ao local e apagaram as chamas. Foram embora e no dia seguinte, voltaram lá e encontraram uma árvore muito grande, que era a mãe da Natureza.
Conversaram com ela e a mãe da Natureza disse que o ambiente estava a ficar poluído.
Já tinha chegado a noite, eles, com os olhos ensonados, adormeceram na floresta. O Tiago e o Diogo acordaram a meio da noite e viram, uns homens a descarregar o lixo. Eles não os conseguiram impedir.
Quando eles acordaram, viram a mãe da Natureza a chorar. Perguntaram-lhe, porque estava a chorar, ela disse que uns homens tinham matado os seus filhos.
O guarda-florestal foi mesmo nesse dia à Vloresta Verde. Ele já conhecia a mãe da Natureza, viu tudo poluído, e disse-lhes algumas regras para preservar o Meio Ambiente, tais como: reciclar, não cortar árvores, não matar os animais, não fazer fogueiras, não lançar foguetes, não usar sprays, não poluir as águas, não deitar lixo para o chão, fazer a compostagem, andar mais de camioneta, poupar água e energia… Ele também lhes falou dos 5 r´s que é reciclar, reduzir, responsabilizar, respeitar e reutilizar.
Com as sugestões que o guarda-florestal lhes deu, eles voltaram ao outro dia e limparam o lixo todo.
A mãe da Natureza, como recompensa deu-lhes alguns frutos. Eles todos contentes, foram para casa e disseram às mães que viveram uma aventura fabulosa.
Agora todos os dias os 4 meninos, a Sofia, o Tiago, o Diogo e a Tatiana, encontram-se para ir brincar com a mãe da Natureza.
Sempre que virem a deitar lixo para aquela floresta, vão impedir.
Com tudo isto o ambiente ficou feliz!

Grupo 5

Os quatro meninos e a floresta do Diabo
Numa manhã de Verão o João, a Mariana, o Fábio e a Teresa foram dar uma volta à floresta do Diabo. Quando eles chegaram lá, viram um rasto e decidiram segui-lo.
Quando acabou o trilho viram o Diabo, nem acreditavam no que seus olhos observavam.
A Mariana disse aos outros para se baixarem, e esconderem-se nos arbustos.
O Fábio fez um barulho e o Diabo ouviu, ele perguntou quem é que estava lá. O Diabo foi-se embora e nós fugimos para casa. Já era noite por isso fomos para a cama.
Todos sonharam que o ambiente estava a morrer, o Diabo controlava o mundo. Todas as pessoas estavam a fazer acções indesejáveis tais como: deitar lixo para o chão, fazer fumos, usar gases, gastar energia e água, não utilizar os 5r´s e é muito importante usá-los
De manhã, quando acordaram foram contar uns aos outros o sonho. Como todos tiveram o mesmo sonho foram à floresta ver o Diabo. Quando o encontraram começaram a tremer e a Mariana, a Teresa e o Fábio esconderam-se, enquanto o João, perguntava ao Mafarrico porque deitava lixo para a floresta.
O Diabo ignorou-o e foi-se embora. O João foi atrás dele, a Teresa disse-lhe para não fazer isso, mas ele continuou e os outros seguiram-no.
O João atacou o Diabo por trás e tirou-lhe a máscara, afinal o Diabo era um menino carregado de sujidade.
O menino chamava-se Zé Sujidade e não gostou nada que descobrissem o seu disfarce. A Teresa perguntou por que é que ele fez isto, que estava a fazer o Ambiente morrer, e com ele, nós também, pois o Ambiente é a nossa vida. O Zé respondeu que fez aquilo por vingança, mas ao ouvir o que a Teresa disse arrependeu-se de ter sido o Diabo e pediu desculpa aos quatro meninos. Então todos apanharam o lixo.
O Zé foi à cidade contar a toda a gente que ele era um falso Diabo.
Enquanto os quatro meninos lhe iam dizendo para tentar fazer um bocadinho para preservar o Ambiente. E agora o Zé trata da floresta e todos na cidade estão felizes.
Grupo 4


1 comentário:

Unknown disse...

estes textos ha emprego de diferentes pronomes atonos nas diferentes posicoes enclies ,proclise ou mesoclise