segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A história da nossa cidade

Na área de Estudo do Meio estamos a estudar o passado do meio local,no qual aprofundamos a história da nossa cidade.
Fafe é uma cidade jovem mas com muitas raízes históricas.Temos cá muitos vestígios de povos que estiveram na nossa terra e deixaram marcas da sua presença.
Este nome foi posto para prestar homenagem a duas famílias muito conceituadas da altura.
Para além de muitos monumentos entre os quais destacámos a Igreja de S. Romão,S. Gens,Matriz evidenciamos a Estátua da Justiça de Fafe que é conhecida por todo o lado. Reza a história que...
A Justiça de Fafe “ é o símbolo que mais caracteriza a cidade. Falar de Fafe, para muitos, é falar da “ Terra da Justiça” e consequentemente da lenda “ Com Fafe Ninguém Fanfe “. Pelo nosso Portugal fora, Fafe é conhecido principalmente pela imagem da Justiça e pelo lema que a ela está associado, marcando assim os seus habitantes.
Contam as pessoas mais antigas que esta tradição surgiu quando nas Cortes do Reino, um Visconde de Moreira de Rei se atrasou para uma sessão e ao chegar um Fidalgo que assistia o insultou, julgando-o um vilão. No momento o Visconde ignorou os insultos, mas no final da sessão, o Fidalgo continuou a censurá-lo, atirando-lhe as luvas à cara. Então ajustou-se um duelo, na qual o Visconde é que escolhia as armas. Marcou-se o dia, a hora e o local.
De acordo com o combinado, apareceram todos e constatou-se que a arma era um pau de marmeleiro. Visto que o Fidalgo não sabia muito bem manejar o pau num duelo, o Visconde deu a primeira paulada. A assistência, vendo tal “ palhaçada”, pois o Fidalgo limitou-se a defender-se, o que fez com que todos se desatassem às gargalhadas, proclamando “ Viva a Justiça de Fafe e com Fafe Ninguém Fanfe”.
Explica-se assim o aparecimento da nossa mais conhecida lenda, da qual não se sabe a data, mas orgulhou e orgulha os habitantes desta Terra.

Sem comentários: