quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Chegou o Inverno

No dia 26 de Janeiro tivemos mais uma visita do Professor Vítor à nossa sala.Desta vez trabalhámos a importância do ensino explicito do léxico na compreensão da leitura e na produção textual.Foi uma tarefa bastante trabalhosa mas muito interessante.
Numa primeira fase a nossa professora leu-nos um texto sobre o Inverno.Este texto foi escrito por uma menina de 9 anos da Póvoa de Varzim.Fizemos a exploração do texto e analisámos todas as palavras que nos suscitavam dúvidas, trabalhámos em grupo. Destas palavras analisámos mais profundamente aquelas que eram comuns a todos os grupos a nível de dificuldade. Classificamo-las morfologicamente,vimos o seu significado,a sua derivação,o radical e formamos muitas palavras a partir do mesmo radical.
Como conclusão da aula aprofessora apresentou o mapa semantico onde logicamente a palavra chave era "Inverno " e a partir da qual elaboramos respostas às perguntas postas para a partir delas podermos construir um texto bem elaborado e mais rico a nível de conteúdo.
Nas aulas seguintes fizemos o mapa semântico,tendo como base desenhos elaborados por nós.Está exposto no placard da nossa sala.Mais tarde aproveitámos e redigimos colectivamente o nosso texto que também está aqui escrito para que todos possam ler.Esperamos que gostem.
























































O Inverno é uma estação do ano.Começa no dia 21 de Dezembro.
Logo que chega, o tempo fica mais frio.Os dias são mais pequenos e aborrecidos, as noites mais longas e geladas .
A natureza dorme um sono profundo.Tudo está triste.As folhas caídas no chão estão castanhas,amarelas , enfim, murchas e desfeitas pelo mau tempo.As árvores despidas tremem de frio e de saudade das suas adoradas filhas.Estão ansiosas pela chegada da Primavera .
No Inverno as cores da Natureza são tristes.Tudo fica amarelecido e solitário.As flores murchame os animais correm apressados para as suas tocas.Só as laranjeiras nos oferecem os seus frutos.
Nesta altura as pessoas usamroupas mais quentes para se protegerem do frio.Vestem casacos e camisolas grossas , gorros, cachecóis, luvas e calçam as botas.O guarda-chuva também não s pode esquecer nesta estação húmida.
As crianças trancadas em casa, por causa do frio, esperam ansiosamente pela neve.Flocos brancos invadem a sua imaginação.Pensam nos bonecos e nas brincadeiras na neve.
Nesta estação celebra.se o Natal e mais tarde o Carnaval.Mais uma vez as crianças sonham com a magia que as envolve.
O Inverno adormece a Natureza e os sentimentos.
A melancolia paira no ar.

Texto colectivo

1 comentário:

vania disse...

ola sou a prima da Vânia gostei muito de ver o Mapa Semântico.